Rousseff.mãos

Presidente Dilma Rousseff assinou hoje encaminhamento do projeto de lei que cria a Universidade Federal de Jataí

Cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (09/05)

Cerimônia.encaminhamento                   assinatura

Hoje, 09 de maio de 2016, a presidente Dilma Rousseff anunciou oficialmente, em cerimônia no Palácio do Planalto, a criação da Universidade Federal de Jataí (UFJ), com a transformação da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás em uma instituição independente. O anúncio da elaboração dos projetos havia sido feito pelo Governador de Goiás, Marconi Perillo, em novembro de 2015.

Durante a cerimônia esta manhã a presidente assinou a exposição de motivos que acompanha os projetos de lei preparados pelo Ministério da Educação e Ministério do Planejamento para a criação por desmembramento de novas Universidades Federais nos Estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Piauí, num esforço de interiorização do acesso à universidade pública.

A partir de agora o projeto de lei passará por comissões no Congresso Nacional e posteriormente retorna ao Planalto para sanção presidencial. Uma vez que o projeto de lei que cria as duas novas universidades em Goiás for aprovado pelo MEC, o Ministério deve definir uma universidade tutora para cada uma das recém-criadas e um reitor pro tempore. Uma vez criada oficialmente a nova universidade, estudantes, professores e técnicos-administrativos passam a ser da nova universidade, assim como todo o patrimônio.

Discurso.Dilma

Presidenta Dilma Rousseff

Mercadante.

Ministro da Educação - Aloísio Mercadante

O Diretor da Regional Jataí da UFG, Alessandro Martins, destacou a importância desse momento para Jataí e para Goiás: “Até esse momento um Estado tão pujante quanto Goiás conta com apenas uma Universidade Federal, o desmembramento das Regionais de Jataí e Catalão trará grandes avanços para essas cidades e regiões uma vez que permitirá que as Universidades façam um trabalho mais adequado às necessidades locais.”

Fonte : ASCOM-REJ

Categorias : NOTÍCIAS