Weby shortcut
YouTube
Instagram
Inglês
Marcelo.Knobel

"O futuro das Universidades" é tema de aula magna

A UFJ recebeu o reitor da UNICAMP que apresentou as novas possibilidades para as instituições de ensino superior 

Na manhã da terça-feira, 13 de agosto, a Universidade Federal de Jataí recebeu, nas dependências do prédio do curso de medicina, o reitor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) para debater o futuro das universidades. Marcelo Knobel é físico e tem larga experiência na área administrativa e acadêmica, assim como na área de divulgação científica. Knobel foi Pró-Reitor de Graduação da UNICAMP de 2009 a 2013 e reitor da instituição desde abril de 2017. 

O foco principal da aula de Knobel foi o debate acerca das novas formas de aprender e ensinar, o perfil profissional do futuro e o consequente papel das universidades no processo formativo. O prof. apontou que atualmente a universidade já não mais atende ás necessidades formativas que se espera para os profissionais do século XXI e que os caminhos para reverter esse fato perpassam mudanças como a adoção de metodologias que promovam o envolvimento dos alunos, que privilegiem e desenvolvam a criatividade e gerem autonomia e resolutividade. 

Para o reitor da UNICAMP, as universidades públicas precisam apoiar-se em quatro dimensões principais para buscar a inovação e se perpetuarem no futuro, são elas: a igualdade de oportunidades; a qualidade e relevância; o financiamento e a governança. Knobel falou ainda sobre a importância do papel da universidade enquanto formadora no aspecto cidadão, para além do aspecto técnico e da necessidade de que a universidade amplie suas áreas de atuação e seu alcance social. 

Confira em anexo a apresentação feita pelo professor. 

 

aula.knobel

Categorias: notícias

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
O futuro das Universidades. Knobel 3048 Kb 5e83f753b7a779192c4b681ee652305a