Weby shortcut
YouTube
Instagram
Inglês
predio. med

UFJ inaugura prédio do curso de Medicina

O edifício  de 5 mil metros quadrados foi inaugurado no aniversário de Jataí 

No dia 31 de maio, aniversário do município de Jataí, a Universidade Federal de Jataí teve a grata satisfação de inaugurar o prédio do curso de Medicina da instituição, presenteando a comunidade universitária e a sociedade com esse edifício que representa uma grande conquista da implantação do curso de medicina no município. 

Na ocasião os presentes puderam conhecer as instalações e acompanhar as falas de docentes, discentes e representantes políticos. Estiveram presentes na cerimônia diversas autoridades, entre elas o senhor Lyvio Luciano Carneiro de Queiroz, Chefe de Gabinete de Gestão da Governadoria, representando o governador de Goiás, Ronaldo Caiado; o prefeito de Jataí, senhor Vinícius Luz; o Deputado Federal, senhor José Mario Schreiner; a presidente da Câmara Municipal de Jataí, senhor Kátia Carvalho; o secretário de Saúde do Estado de Goiás, representado pela senhora Luciana Vieira; a vice-reitora da Universidade Federal de Goiás, professora Sandramara Mathias Chaves; o secretário Municipal de Saúde de Jataí, médico Luiz Carlos Bandeira; o Diretor da Regional Jataí da UFG, professor Alessandro Martins; do vice-diretor, Fernando Filgueira e representantes do corpo docente e discentes do curso de Medicina. 

Inauguração medicina. visita
Comunidade e visitantes percorrem instalações do novo prédio 

Inauguração med

O professor Alessandro Martins, Diretor da Regional Jataí da UFG, apontou a importância da obra nesse momento: "Ainda não é o ideal, mas é o real [...] a casa do curso de Medicina está aqui, para toda a comunidade, para contribuir com a consolidação do curso e da instituição." A professora Sandra Mara, vice-reitora da UFG, destacou o processo de implantação do curso e os grandes avanços no curto período temporal. Em sua fala, o prefeito de Jataí, Vinícius Luz, destacou a importância da Universidade para o desenvolvimento regional e agradeceu à instituição por presentear o município com a entrega do prédio no dia de seu aniversário.  

 

Inauguração medicina. cerimônia
Autoridades presentes na inauguração do novo prédio 

 

O CURSO 

O curso de Medicina da Universidade Federal de Jataí  iniciou suas atividades em 11 de agosto de 2014, tendo sido elaborado a partir da Proposta de Expansão de Vagas do Ensino Médico nas Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil, numa ação conjunta dos Ministérios da Educação e da Saúde, o chamado MAIS MÉDICOS. 
O diferencial do curso é a utilização de metodologias ativas de ensino, proporcionando uma formação compatível com os níveis de atenção à saúde e assegurando conhecimento técnico, científico e humanístico que permita ao profissional identificar os problemas de saúde do indivíduo e da comunidade e participar ativamente da solução dos mesmos. Para isso, o curso terá como eixo central a Saúde e Educação na Comunidade: uma educação médica baseada na comunidade. Os eixos de desenvolvimento são: Clínico (Aluno-Paciente); Institucional (Academia-Aluno-Serviço); Social (Comunidade-Aluno-Governo); Pessoal (Princípios pessoais-Aluno-Prática profissional).

Atualmente o curso conta com 60 docentes, 17 Técnicos-administrativos  e 283 alunos matriculados. A primeira turma deve concluir sua graduação em meados de 2020. O edifício entregue a comunidade é a maior estrutura da instituição até o momento e dispõe de  salas de aulas, gabinetes de professores, área administrativa e laboratórios. São 5 mil M² de área construída, com um investimento de 11 milhões de reais. 

 

 

Fonte: ASCOM UFJ

Categorias: notícias