Weby shortcut
YouTube
Instagram
Inglês
Estagio Pesquisa Renata  Cristina de Sousa Nascimento Historia UFJ

Docente do curso de História realiza Estágio de Pesquisa em universidade da Espanha

 

No mês de Janeiro de 2019, a docente Renata Cristina de Sousa Nascimento , do curso de História da UFJ, realizou um estágio de pesquisa na Universidade de Oviedo (Astúrias-Espanha), onde teve a oportunidade de se dedicar ao estudo que tem realizado nos últimos anos, relacionado às relíquias cristãs medievais, e que resultou na publicação de artigos e participação como coautora em dois livros sobre o tema. 

 

O resultado mais direto do estágio, segundo Renata, será a produção de um livro sobre os usos políticos e espirituais das relíquias, dando ênfase às relações entre as sacralidades ibéricas e o poder político. O livro está sendo escrito em coautoria com a professora Drª. Maria Raquel Alonso Álvarez, importante e destacada especialista no estudo das relíquias ibéricas, com publicação prevista para o primeiro semestre de 2020. O título provisório é: A Tradição Ibérica de Santidade: Vivências Religiosas na Idade Média.

 

"Na Universidade de Oviedo minha tutora/supervisora foi a Drª Maria Raquel Alonso Álvarez. Nesta oportunidade consegui uma boa quantidade de fontes primárias e bibliográficas, fundamentais ao aprofundamento das investigações. Para além da coleta de fontes e convívio intelectual estive por três vezes na Igreja de São Salvador (Catedral de Oviedo), analisando as relíquias ovetenses. Destas destacam-se a Arca Santa e o Sudário de Oviedo, ícones das relíquias medievais; estes ainda são considerados objetos de devoção e de destaque para a cristandade. No dia 24 de janeiro, proferi na Universidade de Oviedo uma conferência intitulada O Lignum Crucis em Portugal: Uma Relíquia de Prestígio (Séculos XIII e XIV)." (Renata)

 

É necessário destacar que a oportunidade foi fundamental para uma aproximação concreta entre as universidades envolvidas, através de possíveis trabalhos conjuntos entre as pesquisadoras e seus respectivos grupos de pesquisa.

 

Estagio Pesquisa Renata Historia

 

 

 

Fonte: ASCOM; Renata Cristina de Sousa Nascimento

Categorias: notícias