Weby shortcut
YouTube
Instagram
Inglês
Defesa TCC alunos portadores de necessidades especiais

Inclusão: alunos com necessidades especiais defendem TCC na UFJ

Apresento a vocês,
minha diferença...
... a minha trajetória
...o meu jeito de ser e aprender
em um mundo de sons e palavras
ofereço minha voz,
pelas minhas mãos...
ouçam-me...

 

Foi com essa forma poética e sensível de se expressar que o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Juliana da Silva Costa, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Luciana Cristina Porfírio, com o titulo “Memorial de formação: A trajetória escolar de uma surda na constituição de sua identidade profissional no curso de Pedagogia” trouxe a história de vida de uma aluna surda a partir dos seus processos formativos que resultaram na constituição da sua identidade docente.


O trabalho foi apresentado no último dia 10 de dezembro e a banca foi composta pela professora especialista em deficiência auditiva e intérprete Kédima Lima Martins do interior de São Paulo que arguiu a aluna em LIBRAS via Web conferência no laboratório de informática do curso de Ciências da Saúde no Campus Riachuelo. A defesa contou com a presença de boa parte da comunidade surda da UFG. A ideia foi poder revelar, a partir da associação de uma metodologia de pesquisa autobiográfica, inédita no âmbito da Regional Jataí, o protagonismo a quem dele é portador. Afinal quem melhor que o surdo para dizer a nós como de fato ele aprendeu?


A educação de surdos no Brasil, como mostrou o trabalho de Juliana só pode ser feita pelo uso da língua própria deles. Conforme destacou a Prof.ª Kédima, a presença dos surdos nesta defesa mostra que a comunidade surda é muito ativa sócio linguisticamente mostrando questões de empoderamento, de identidade, de conscientização da cultura surda que estão intimamente ligadas ao uso da língua.

 

Aluna surda da UFJ defende TCC

 

A Universidade Federal de Jataí ainda termina o ano de 2018 com outra defesa de TCC que merece destaque, a do discente Kallil Assis Tavares, sob orientação da Profa. Msc. Pollyanna Faria Nogueira e co-orientação da Profa. Msc. Marlene Flauzinha Oliveira, com o título "Caracterização dos Viveiros de Mudas Institucionais do Município de Jataí-GO" do curso de Geografia. 

 

Vale lembrar que Kallil é o primeiro portador da Síndrome de Down a passar no vestibular da instituição em 2012, no qual concorreu de igual para igual com os outros estudantes. A defesa do trabalho final foi apresentado em 17 de dezembro no Câmpus Riachuelo e ainda contou com a presença de várias pessoas, entre professores, familiares e amigos que participaram de toda a trajetória do aluno dentro da universidade.

 

Ambas as defesas serviram para reafirmar o compromisso da UFJ com a inclusão social e o acesso à uma educação pública, gratuita e de qualidade para qualquer estudante, independentemente de qualquer condição física, social, cultural, etc. que os alunos possam ter. Essas apresentações também somam a todas outras conquistas da universidade durante esse ano e servem de inspiração para que novas oportunidades do tipo se concretizem. 

 

Defesa TCC Aluno síndrome de Down

 

 

Categorias: Notícias