lançamento.livro.ufj

UFJ lança livro sobre sua história

São 40 anos de história da universidade em Jataí

No dia 14 de dezembro a Universidade Federal de Jataí recebeu a comunidade acadêmica e convidados para o lançamento do livro “História, memórias e afetos: 40 anos de Universidade Federal em Jataí”.

A obra configura-se como uma retomada e ressignificação das histórias, memórias e afetos da universidade federal na cidade de Jataí, desde a luta por sua criação, a implantação dos primeiros cursos, seu processo de crescimento até sua consolidação como universidade autônoma, a partir do desmembramento da Universidade Federal de Goiás e a criação da Universidade Federal de Jataí. O livro que traça a trajetória histórica da universidade por meio de fotografias e documentos.

As autoras, professoras Cláudia Lemes, Estael Gonçalves, Iara Correa, Márcia Reis e Suely Lima receberam os convidados ao lado de membros da gestão da instituição. O evento recebeu autoridades, personagens da história institucional com ex-diretores e servidores aposentados. Com destaque para a presença do prefeito de Jataí, Vinícius Luz, do Pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás, professor Jessiel Freitas Carvalho e a professora Natividade Guimarães - representando  a Reitora Maria do Rosário Cassimiro, criadora do Câmpus Avançado da UFG em Jataí.

lançamento.l. 3  lançamento.l. 4

Em seu pronunciamento a coordenadora geral do projeto apontou que a obra foi pensada a partir de novos olhares sobre a universidade com a intenção de ressignificar a participação das pessoas. “Quisemos prestigiar todos aqueles que fazem a universidade: docentes, técnicos-administrativos,  discentes, sociedade, instituições - todos esses personagens revelados a partir das lutas ao longo de 40 anos para implantação, fixação, ampliação e, consequentemente, a transformação em uma universidade autônoma”, afirmou Estael Gonçalves.

Alessandro Martins, Diretor da Regional Jataí da UFG, que passa por transição para Universidade Federal de Jataí, lembrou que a universidade federal é um marco para o Sudoeste goiano e que a instituição não poderia fechar o ano de 2018 sem presentear a comunidade com algo que a fizesse valorizar a história e também comemorar a criação da UFJ. “ Foi a união de um grupo, o abraço da comunidade, que trouxe e manteve a universidade em Jataí. Que a união que marcou todo esse processo, todo esse esforço, sirva de exemplo para todos nós para o que virá, que essa união, esse trabalho conjunto, essa cooperação envolvendo todos os setores e a universidade possa continuar. Dentre as 68 universidades de nosso país, a Universidade Federal de Jataí já nasce grande e com certeza vai se consolidar!”, afirmou Martins.

lançamento.l. 2

lançamento.l. 1

O livro está disponível para a comunidade no formato de e-book . Para acessá-lo clique aqui.

Fonte: ASCOM UFJ

Categorias: Notícias