Weby shortcut
YouTube
Instagram
Inglês
menção honrosa no VI Prêmio UFG de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Projeto da UFG/Regional recebe menção honrosa no VI Prêmio UFG de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Na manhã de 14/12/2018 as discentes do curso de psicologia, Marina Souza Simões e Diagna Meneghetti Fronza, foram agraciadas com o prêmio UFG de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Criado em 2013 e já na sua 6° edição, a premiação tem como objetivo reconhecer o esforço e empenho dos discentes por seus - pelo menos - 12 meses de dedicação aos trabalhos de iniciação científica, tecnológica e inovação. 

 

Foram classificados dois estudantes em cada uma das áreas de conhecimento (Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Linguística, Letras, e Artes), sendo que as duas alunas do curso de psicologia, Marina Simões e Diagna Fronza, foram ambas nomeadas dentro das ciências humanas. 

 

Marina Simões explica que seu trabalho em conjunto com o da Diagna Meneghetti e outros membros da equipe, resultará no protótipo de um jogo psicoeducacional que objetiva a prevenção primária do abuso de álcool, tabaco e outras drogas. “Nessa primeira versão estamos confeccionando um jogo de tabuleiro no formato de quiz game para ensinar o risco do abuso de substâncias e o desenvolvimento de repertórios comportamentais para a prevenção ao consumo abusivo de drogas. Cada detalhe no desenvolvimento do projeto é planejado, considerando a curadoria das informações do jogo, seu setting de uso, e a população para a qual será dirigida”, explica Marina. 

 

As estudantes e seu orientador destacam a importância da Beetech (incubadora de empresas da UFG - Regional Jataí) no aprendizado de habilidades e competências profissionais complementares àquelas desenvolvidas tradicionalmente em sala de aula, competências essas vitais para o planejamento e execução de projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico. 

 

Segundo o Prof. Dr. André Bravin, coordenador do projeto e da equipe, a menção honrosa às estudantes e a publicação de seus trabalhos no livro “Melhores Trabalhos de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – 2017/2018” (editado pelo Centro Editorial e Gráfico da UFG), “é um legítimo reconhecimento a toda a dedicação e esforço que as alunas têm empreendido por mais de um ano, antes mesmo do projeto ter sido cadastrado como PIBITI/PIVITI. Este tipo de iniciativa não só valida todo o projeto e trabalho desprendido, como da visibilidade àquilo que talvez seja a maior competência das Universidades: a produção de conhecimento, tecnologia e inovação. Espero que a premiação provoque em nossos estudantes a vontade de se empenhar para além da sala de aula, pois a todos os alunos - premiados ou não - fica a mensagem de que é possível fazer mais”, conclui o orientador.

 

menção honrosa no VI Prêmio UFG de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Fonte: André Amaral Bravin

Categorias: Notícias