Abertura.conepe.mesa

UFJ recebe ex-reitores para debater os desafios e propostas de criação da instituição e a importância do ensino superior para o desenvolvimento regional

Clélio Campolina da UFMG e Klaus Capelle da UFABC contribuíram com os debates

Neste dia 16 de outubro a Universidade Federal de Jataí recebeu os professores Clélio Campolina da Universidade Federal de Minas Gerais e o professor Klaus Capelle da Universidade Federal do ABC para a mesa redonda “Criação da Universidade Federal de Jataí: desafios e perspectivas”, durante seu III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE). A mesa foi mediada pelo gestor institucional, professor Alessandro Martins, Diretor da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás.

O professor Campolina é ex-reitor da UFMG, mandato março de 2010 a março de 2014, e foi Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação de março a dezembro de 2014. Já o professor Capelle é professor titular da Universidade Federal do ABC. Na UFABC foi pró-reitor de pesquisa e reitor no quadriênio 2014 a 2018. Como reitor integrou a Andifes, onde foi idealizador e primeiro presidente da Comissão das Novas Universidades Federais do Brasil, e presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.

A mesa redonda teve início com a explanação do professor Alessandro Martins, que apresentou um breve histórico da instalação e atuação da universidade federal em Jataí, desde sua implantação como Câmpus Avançado da UFG até o seu desmembramento com o projeto de criação da UFJ.

A seguir o professor Capelle apresentou o modelo de universidade proposto para a UFABC, detalhando aspectos concernentes à sua estruturação em grandes áreas do conhecimento, de forma a concretizar os anseios de um modelo de universidade que atenda aos novos paradigmas sociais no século XXI.

Por fim, o professor Campolina apresentou um panorama geral sobre o papel do ensino superior para o desenvolvimento regional, com destaque para a atenção ás vocações e à contribuição para o ensino básico.

klaus.ufabc mesa.redonda.ufj.conepe
Prof. Klaus Capelle da UFABC

Da esquerda para direita os professores Klaus Capelle, Alessandro Martins e Clélio Campolina

Desenvolvimento regional em pauta

A manhã de atividades foi encerrada com a visita dos professores à Prefeitura Municipal de Jataí. Acompanhados pelos professores Alessandro Martins e Danival Freitas, Assessor de Planejamento e Gestão, e membros da Comissão de Acompanhamento da Implantação, Capelle e Campolina foram recebidos pelo prefeito Vinícius Luz, secretários municipais, dirigentes da Universidade Estadual de Goiás, do Instituto Federal de Goiás e outras instituições e organizações da sociedade civil.

Na ocasião tratou-se de temas como a instalação do Parque Tecnológico JataíTech e o desenvolvimento regional, a importância das parcerias e boas relações entre governos, instituições e iniciativa privada, assim como do papel das instituições de ensino superior para a transformação da realidade sociocultural e econômica de uma região.

reunião.pmj.ex-reitores reunião.pmj.ex-reitores2
Reunião agregou poder público, instituições e sociedade civil  Da esquerda para a direita: Prof. Wagner Santos, ex-diretor da Regional Jataí da UFG; prof. Campolina da UFMG; Vinícius Luz, prefeito de Jataí; Alessandro Martins, Diretor da Regional Jataí da UFG; prof. Capelle da UFABC

Fonte: ASCOM UFJ

Categorias: Notícias