Bioterio UFJ Site

Abertura do Biotério de Experimentação Animal (BEA) da UFJ

O Biotério de Experimentação Animal (BEA) da Universidade Federal de Jataí, já está em funcionamento e atendendo exigências quanto a manutenção do bem-estar animal e normas sanitárias. Essa conquista provém do empenho na criação de um local para pesquisas e capacitação de alunos de graduação e pós-graduação no uso de animais de laboratório.

É um biotério exclusivamente de experimentação em roedores, de forma que esses animais devem ser adquiridos em outras instituições, que apresentem padrões éticos e sanitários. Ele foi devidamente incluído no Cadastro das instituições de Uso Científico de Animais (CIUCA) e aprovado na Vigilância Sanitária de Jataí. Seu nível de biossegurança é NB1, ou seja, apresenta baixo risco individual e à comunidade.

Embora recém-criado, dados da CEUA/Regional Jataí apontam uma demanda significativa, o que colabora para o fomento de investimentos no espaço, que visa incorporação de tecnologia. O primeiro projeto já está em execução e é de encargo da Profa. Dra. Ana Paula Perez, docente do curso de medicina, dessa instituição.

O BEA é vinculado à Coordenação de Pesquisa e Inovação, cuja Coordenadora é a Profa. Dra. Cecília Nunes Moreira e coordenado pela Profa. Dra. Mirian Machado Mendes. O laboratório conta ainda com a Bioterista e Médica Veterinária Responsável Técnica, Juliana Carvalho de Almeida Borges.

Dessa forma, comunica-se à toda comunidade acadêmica mais essa conquista da Regional Jataí e convida-se os pesquisadores a utilizarem o espaço, com a intenção de promover um ambiente de produção científica e aprendizado na UFJ.

O site do Biotério é https://bea.jatai.ufg.br/ e nele é possível encontrar formulários e informações sobre a utilização do espaço e um canal de comunicação entre o pesquisador ou professor com a equipe do BEA.

Abertura Biotério

Prof. Dr. Alessandro Martins (Diretor da Regional Jataí), Profª. Drª. Ana Paula Perez (pesquisadora), Profª. Drª. Cecília Moreira (Coordenadora da COPI), Juliana Carvalho (Médica Veterinária do Biotério) e Profª. Drª. Miriam Machado (Coordenadora do Biotério).

Imagem Bioterio

Fonte : BEA