Esclarecimento sobre problemas na rede

Nas últimas semanas a regional Jataí passou por diversos problemas no acesso à internet em seus dois campi, gerando diversos transtornos a toda a comunidade universitária.

Os problemas iniciais foram causados pelos provedores que fornecem os serviços de Internet ao Câmpus Riachuelo. As empresas foram prontamente notificadas pela equipe do CERCOMP/REJ e realizaram os respectivos reparos.

Em sequência, tivemos novamente problemas de mal funcionamento em nossa estrutura de rede. causados pelo uso de roteadores não homologados, por parte de membros da comunidade universitária. A Administração da Universidade tem solicitado apoio a não utilização de roteadores não recomendados pelo CERCOMP. Este problema é recorrente em nossa estrutura e sempre demanda um esforço muito grande da equipe para localização e desativação do equipamento. Reafirmamos que a não observância a esta solicitação poderá implicar, a pessoa responsável pela ação, na aplicação das sanções previstas na legislação pertinente.

Visando a melhoria de nossa rede, facilitar a manutenção e a identificação de equipamentos inadequados, a equipe do CERCOMP/REJ está realizando o projeto de segmentação da rede em VLANs (Rede Local Virtual), para poder limitar o alcance de problemas de broadcast ao bloco onde o equipamento está ligado, o que poderá reduzir de forma expressiva a quantidade de usuários afetados, e melhorando a capacidade de localização e identificação de problemas em nossa estrutura.

A equipe do CERCOMP continua com o compromisso de oferecer sempre a melhor qualidade possível no atendimento e disponibilidade dos serviços de TI para toda a comunidade universitária, e conta com o apoio e compreensão para possíveis transtornos causados pelo novo modelo de infraestrutura e está disponível para atendimento a todos.

Fonte : CERCOMP

Categorias : Notícias