inovação.ufj

Inovação na Chamada Pública da UFG: SisChamada é implantado em todas as regionais

Software desenvolvido da Universidade Federal de Jataí será utilizado em todas a regionais UFG e na UFCat

A equipe da Fábrica de Software esteve presente no processo de Chamada Pública da Universidade Federal de Goiás no ano de 2018, com a implantação do SisChamada (sistema que automatiza o processo de Chamada Pública Presencial). Ao todo foram 9 dias de chamada pública, sendo 4 dias em Goiânia, 2 dias em Catalão, 2 dias em Jataí e 1 dia na cidade de Goiás.
O SisChamada tem por objetivo convocar, presencialmente, em uma sessão conjunta, os candidatos que concorrem às vagas disponíveis nos cursos de graduação. Até então, todo o processo era feito manualmente por meio de preenchimento de formulários. Esta inovação permitiu uma maior celeridade, eficiência, rapidez e principalmente transparência e confiabilidade ao processo de preenchimento das vagas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) da Universidade.
O primeiro teste do SisChamada havia sido no dia 23 de agosto de 2017, e, depois de aprovado pela equipe do Centro de Seleção da UFG, foi usado novamente no Processo Seletivo de 2018, por todas as regionais. A implantação do sistema foi considerada um marco no processo de Chamada Pública, sendo vislumbrado como uma ferramenta que poderá auxiliar outras instituições no preenchimento de vagas remanescentes dos processos de matrícula presenciais.

sischamada

A Fábrica de Software da Universidade Federal de Jataí foi criada em 2016 com o intuito de desenvolver sistemas para atender inicialmente as demandas internas desta instituição. Já foram desenvolvidos e concluídos, além do SisChamada, os seguintes sistemas: SisPFC (sistema que automatiza o fluxo e processo de disciplinas de Projeto ou Trabalho de Conclusão de Curso – o sistema permite também gestão de documentos de bancas para graduação, mestrado e doutorado – sispfc.jataiufg.net), WINFO (Sistema para controle de minicursos e oficinas e geração de certificados), SQ uest (sistema para geração de conteúdos e banco de questões – squest.jataiufg.net), SisAval(sistema para avaliação de prestadores de serviço para a Regional Jataí - sisaval.jataiufg.net), SisOS (sistema de solicitação e planejamento de atividades para departamentos e coordenações - sisos.jataiufg.net), SisRepro(sistema de controle de cópias), SAcadêmico (sistema para controle acadêmico desenvolvido para o Centro de Línguas da Regional Jataí) e o SisViagem (que permite a solicitação de viagens e diárias). Está em desenvolvimento o sistema de automatização do serviço de psicologia aplicada SPA e um sistema que automatiza o acompanhamento de egressos dos cursos da Universidade Federal de Jataí.

A Fábrica de Software, atualmente, tem em sua equipe:
- Ana Carolina Gondim Inocêncio, Marcos Wagner de Souza Ribeiro, Weuler Borges Santos (Coordenadores)
-Guilherme de Araújo Silva, Carlos Francisco Benegas Binicheski , Ronaldo Nogueira de Sousa (Desenvolvedores/Estagiários)

Fonte : Fabrica de Software

Categorias : Notícias