Weby shortcut
YouTube
Instagram
Inglês
nota

Nota de esclarecimento: Alimentação de animais nos campus da UFJ

A administração atual da Universidade Federal de Jataí (UFJ), vem através deste, esclarecer a decisão de fixação de avisos sobre a solicitação de não alimentar animais em alguns locais específicos dos campi da UFJ.

A medida visa reduzir a fixação de animais nos Campi (muitos desses animais são abandonados pela comunidade), bem como promover um ambiente mais saudável, com menor proliferação de bichos que colocam em risco a saúde da comunidade acadêmica, como ratos, baratas e agentes etiológicos de outras doenças.

No entanto, esta administração, entende a importância de uma discussão e tomada de medidas que visem solucionar o problema do abandono e principalmente a fixação dos animais na instituição. Neste sentido, o Centro de Gestão do Espaço Físico, em reunião com um grupo de docentes e técnicos administrativos, formou uma comissão a fim de encaminhar uma solução para tal problemática. Vale ressaltar que o abandono de animais é crime previsto no Artigo 32 da Lei Federal 9605/98, e pode dar de três meses a um ano e quatro meses de prisão, além de multa.

A importância da decisão se baseia no fato de que a administração não tem o intuito de proibir a presença de animais, muito menos de promover maus tratos, mas sim, ordenar os espaços devidamente apropriados e organizar melhor os devidos cuidados e encaminhamentos aos animais que são abandonados nos campi da UFJ.

Cabe ressaltar, que a determinação solicitada em outros ambientes, desde o mês de março, tem ainda como objetivo prevenir incidentes como o ataque dos animais aos frequentadores desta instituição, e nesse sentido, uma restrição em portarias e em lugares não recomendados serão discutidos, inclusive em conjunto com a vigilância sanitária, para que a comissão trabalhe, baseado em estudos, para encontrar os locais e meios para uma melhor ambientação e convivência com os animais.

 

Prof. Fernando Paranaíba Filgueira 

Seccional do Centro de Gestão do Espaço Físico da UFJ





Fonte : CEGEF-UFJ

Categorias : NOTÍCIAS

Listar Todas Voltar